O clipe de Bedtime Story (canção do álbum Bedtime Stories) foi lançando em 1995 e marcou uma das viradas de imagem da Madonna, que compôs a canção juntamente com Björk, a música e o videoclipe fizeram bastante sucesso na época (e até hoje, claro), além disso, esse trabalho foi adiquirido pelo Museu de Arte Moderna de Nova York - MoMA, integrando seu acervo permanente, assista o clipe no vídeo abaixo (A produtora da Madonna não permite a incorporação do vídeo direto do Youtube, a incorporação abaixo foi possível através de um canal vietnamita):
Bedtime Story foi dirigido por Mark Romanek e propõe duas características principais: é inspirado em diversas pinturas de artistas surrealistas femininas e é rico em simbologia, sobretudo cristã e islâmica. Sua ideia geral é de morte e vida, nascimento e renascimento através da arte, em especial a surrealista, que prega a criação através do inconsciente, a obra de arte como concretização visual dos sonhos, algo que não se pode expressar com palavras, abandonando a lógica e a razão. Como diz a letra da música:
Hoje é o último dia em que uso palavrasElas se foram, perderam seu significadoNão funcionam maisViajando, abandonando a lógica e a razãoViajando para os braços do inconsciente
Okay. Vamos as referências artísticas.
É importante deixar claro que as supostas referências tem com rico teor de veracidade, mas não podem ser adotadas com significado idêntico, a arte só é a mesma uma vez.
Para ver melhor as imagens: clique nelas.
Para ver melhor as imagens: clique nelas.
01. Possivelmente utilizado como símbolo cristão antigo, o olho representa ideias, conceitos e abstrações, tão caras ao surrealismo. É também a imagem da onisciência de Deus. Aparece logo no início do clipe de Bedtime Story.
02. Estas cenas do videoclipe, que mostram a luz da lua refletindo na água, provavelmente é inspirada nestas duas pinturas surrealistas da artista plástica espanhola Remedios Varo: Nacer de nuevo (Renascer, 1960) e Reflejo lunar (Reflexo lunar, 1957):
3/4/5. Outra imagem do vídeo que pode ter sido inspirada em uma obra de Remedios Varo, Creación de las aves (Criação das aves, 1958), percebemos que os óculos, que lembram uma coruja, tem um lado côncavo e outro convexo, que nos dá uma imagem e significação de infinito, de continuação:
Essa outra imagem (abaixo) do clipe também remete a Creación de las aves (Criação das aves, 1958), apesar de revelar um sentido humano, e não artístico, como a obra de Varo expõe. A gravidez representa a vida em gestação, o milagre da vida, a iminência do nascimento de uma criança e do renascimento da mãe.Vale a pena destacar que Leonora Carrington, uma das inspiradoras de Bedtime story, também retratou os pavões em sua arte, como na pintura abaixo, Peacock of Chen (Pavão de Chen, 1971), na cena em que Madonna aparece grávida em Bedtime story, há um pavão de cada lado. No cristianismo primitivo, o pavão simboliza ressurreição e está relacionado à Páscoa. Para outros, o pavão também é símbolo de eternidade, devido à antiga crença de que sua carne não se deteriora após a morte. Porém, em outras tradições, o pavão também representa a vaidade, o Olho Que Tudo Vê e o anticristo.
6. A influência de Remedios Varo fica bem explicita na cena abaixo, que replica o quadro Los amantes (Os amantes, 1963). Em Los Amantes, existem dois personagens retratados segurando as mãos e olhando um para o outro. Logo, percebe-se que suas cabeças são representadas como espelhos onde o reflexo de um é o reflexo de ambos. Esta representação parece significar uma união amorosa perfeita, dois corpos aparecem, mas uma entidade substitui duas almas. O conhecimento de uma reflete sobre o conhecimento do eu interior da outra e, assim, ambas. Não importa quem ou o que ama, desde que tal sentimento é descoberto em si.
Varo acredita no amor como uma maior expressão, onde a liberdade e o desenvolvimento do espírito é parte de um relacionamento verdadeiro:
7. Uma das cenas mais marcantes de Bedtime story, nessa, uma Madonna grávida dá à luz a mais de uma dúzia de pombos, Uma das prováveis inspirações para a cena foi, mais uma vez, Remedios Varo, com seu quadro Les feuilles mortes (As folhas mortas. 1956) e também a pintura The giantess (A gigante, 1950), da artista plástica surrealista britânica Leonora Carrington. Respectivamente também tem breve ligação com a supracitada Creación de las aves, de Varo:
8/9. A imagem de Madonna acolhida por uma caveira, remete à pintura L’amitié (A amizade, 1958), de outra artista plástica surrealista, a argentina Leonor Fini, mais uma das principais fontes de inspiração de Bedtime story. O esqueleto é símbolo universal da morte. No cristianismo, o crânio posto ao pé da cruz traz a mensagem de que todos morrem, mas podem continuar vivendo em Cristo.
10. O imaginário de Leonor Fini também está presente na cena em que Madonna flutua por uma sala, diante dos olhares espantados de algumas crianças. A cena faz juz ao quadro Vision roja (Visão vermelha, 1984):
11. O ovo aparece em alguns momentos de Bedtime story. É um símbolo da geração da vida, do nascimento e do renascimento. É o casulo onde está a origem da vida, e não por acaso a célula sexual feminina ganhou o nome de óvulo. Representa a renovação da vida, assim como a criança. Curiosamente, o ovo é figura recorrente nas pinturas de Leonora Carrington, uma das grandes inspiradoras de Bedtime Story. Abaixo, dois exemplos - Ab eo quod (1956), em que também aparecem o vinho e a uva, e Quería ser pájaro (Queria ser pássaro. 1960):
12. A referência mais óbvia a qual Bedtime Story faz é pintura The ends of the Earth (Os fins da Terra, 1949), também de Leonor Fini:
13. A cena em que Madonna tem um olho no lugar da boca, e bocas no lugar dos olhos, pode ter sido inspirada no quadro Diego y yo (Diego e eu, 1949), de Frida Kahlo, uma de seus artistas preferidos, como também tem bastante ligação com outro surrealismo, produzido por Victor Campos, com a obra La Sep Mortaj Pekoj:
14. O peixe é um dos símbolos antigos dos cristãos. Nos tempos da perseguição romana, os cristãos usavam o símbolo do peixe para se identificar entre si como crentes, em segredo. Era uma forma de se mostrar sem precisar usar as palavras. Madonna não mostra nenhuma cruz em Bedtime story; porém, este é, talvez, seu vídeo com o maior número de símbolos cristãos. (Naquela época, 1995, ela ainda não era adepta da cabala, doutrina esotérica de origem judaica que dominaria seus videoclipes mais tarde.) No clipe é exibida a cena de um peixe nadando sobre uma tabueta submersa, com os dizeres "Palavras são inúteis, especialmente frases". Vale salientar que a surrealista Leonora Carrington teve o peixe como figura central em uma de suas obras, March Sunday (Março de Domingo. 1990), Madonna já revelou que a imagem do peixe, abaixo, também é inspirada na obra de Jenny Holzer, artista conceitual americana que projeta ou expõe frases em tamanho gigante em locais públicos.
15. O filme Sayat Nova (URSS, 1968), do cineasta armênio Sergei Parajanov, faz parte também das referências do videoclipe de Madonna. A obra, sobre o poeta que lhe dá nome, é mais conhecida no Ocidente como The color of Pomegranates. É um filme surrealista, que pretende falar com a linguagem da alma, dos sonhos, do inconsciente. Dele saíram várias imagens que encontramos no clipe de Madonna, como o pé pisando um cacho de uvas sobre palavras escritas, ou a criança sendo coberta. Compare algumas imagens do clipe com as originais do filme, cujo também fala por simbolismos, alguns em comum com o clipe, como o peixe, a água, o livro aberto, a pomba branca. Estes símbolos cristãos primitivos, tão caros à Armênia, primeira nação a adotar o cristianismo como religião.
16. O Girassol está presente em várias cenas do filme, lembrado sempre durante a páscoa, é um símbolo que representa a busca da luz em Cristo. Assim como o girassol busca o sol, os cristãos buscam em Jesus o caminho, a verdade e a vida.
17/18/19. Para os cristãos, anjos são elos entre Deus e o homem, mensageiros divinos. E anjos caídos, despojados de suas asas, são aqueles que foram banidos do Paraíso por terem se rebelado contra Deus. Lúcifer é o mais conhecido dos anjos caídos. Algo que não entendi muito bem é que, em Bedtime Story, parece que a Madonna decai dos céus, pode ser apenas uma esclamação à cena do anjo sem asas, contraponto isso o possivel "homem nu visto de costas" se vira, mostrando-se apararentemente cego ou de olhos fechados. Talvez uma reflexão sobre as consequências da rebeldia dos anjos, ou não. A obra Naked man, back view (Homem nu, visto de costas, 1991-92), do artista plástico britânico Lucien Freud (neto do famoso psicanalista), também é referência marcante no videoclipe.
20/21/22. As papoulas, presentes no videoclipe, simbolizam sonolência espiritual e o sono da morte. Por isso, ela frequentemente aparece retratada em crucificações e mortes de santos. De sua flor se extrai o ópio, droga alucinógena. E do ópio se faz a morfina, droga que alivia as dores insuportáveis, mas que também pode causar alucinações e levar à morte. Um jovem rapaz as domina em suas mãos, com um ar sonolento, de fato; em um momento depois ele joga um manto sobre o garoto, o que o jovem personifica não fica nada claro pra mim, e alguns significados que cheguei a pensar são obtusos de mais para serem testados, mesmo assim, vale a pena refletir que além do que foi dito e visto, um outro simbolo está presente: o octagrama; para os cristãos, o octagrama simboliza regeneração. Por isso, muitas pias batismais têm base octogonal. Na cena aqui referida, a criança aparece sentada sobre uma estrela de oito pontas enquanto o jovem o cobre com o manto. É importante destacar que o mesmo garoto aparece, em uma cena anterior, com as papoulas e alguns cristais sobre uma mesa, enquanto lê um livro; o livro quando aberto, simboliza a revelação da verdade, a palavra de Deus.
15. O filme Sayat Nova (URSS, 1968), do cineasta armênio Sergei Parajanov, faz parte também das referências do videoclipe de Madonna. A obra, sobre o poeta que lhe dá nome, é mais conhecida no Ocidente como The color of Pomegranates. É um filme surrealista, que pretende falar com a linguagem da alma, dos sonhos, do inconsciente. Dele saíram várias imagens que encontramos no clipe de Madonna, como o pé pisando um cacho de uvas sobre palavras escritas, ou a criança sendo coberta. Compare algumas imagens do clipe com as originais do filme, cujo também fala por simbolismos, alguns em comum com o clipe, como o peixe, a água, o livro aberto, a pomba branca. Estes símbolos cristãos primitivos, tão caros à Armênia, primeira nação a adotar o cristianismo como religião.
16. O Girassol está presente em várias cenas do filme, lembrado sempre durante a páscoa, é um símbolo que representa a busca da luz em Cristo. Assim como o girassol busca o sol, os cristãos buscam em Jesus o caminho, a verdade e a vida.
17/18/19. Para os cristãos, anjos são elos entre Deus e o homem, mensageiros divinos. E anjos caídos, despojados de suas asas, são aqueles que foram banidos do Paraíso por terem se rebelado contra Deus. Lúcifer é o mais conhecido dos anjos caídos. Algo que não entendi muito bem é que, em Bedtime Story, parece que a Madonna decai dos céus, pode ser apenas uma esclamação à cena do anjo sem asas, contraponto isso o possivel "homem nu visto de costas" se vira, mostrando-se apararentemente cego ou de olhos fechados. Talvez uma reflexão sobre as consequências da rebeldia dos anjos, ou não. A obra Naked man, back view (Homem nu, visto de costas, 1991-92), do artista plástico britânico Lucien Freud (neto do famoso psicanalista), também é referência marcante no videoclipe.
20/21/22. As papoulas, presentes no videoclipe, simbolizam sonolência espiritual e o sono da morte. Por isso, ela frequentemente aparece retratada em crucificações e mortes de santos. De sua flor se extrai o ópio, droga alucinógena. E do ópio se faz a morfina, droga que alivia as dores insuportáveis, mas que também pode causar alucinações e levar à morte. Um jovem rapaz as domina em suas mãos, com um ar sonolento, de fato; em um momento depois ele joga um manto sobre o garoto, o que o jovem personifica não fica nada claro pra mim, e alguns significados que cheguei a pensar são obtusos de mais para serem testados, mesmo assim, vale a pena refletir que além do que foi dito e visto, um outro simbolo está presente: o octagrama; para os cristãos, o octagrama simboliza regeneração. Por isso, muitas pias batismais têm base octogonal. Na cena aqui referida, a criança aparece sentada sobre uma estrela de oito pontas enquanto o jovem o cobre com o manto. É importante destacar que o mesmo garoto aparece, em uma cena anterior, com as papoulas e alguns cristais sobre uma mesa, enquanto lê um livro; o livro quando aberto, simboliza a revelação da verdade, a palavra de Deus.
23. Presente em todo o videoclipe, a água simboliza a origem, pois, como se diz, toda vida vem da água. O banho é um renascimento, e não por acaso a água é essencial para o batismo. Além disso, entrar na água também pode representar um mergulho no inconsciente para algumas culturas. Aqui cabe voltar à um trecho da letra da música: "E por dentro ainda somos todos molhados."
24. Um símbolo islãmico pode - possivelmente - se fazer presente na imagem que vemos a estrela logo ao lado da lua, é um dos mais conhecidos símbolos do Islã. Mas é também uma representação do poder para transportar através do cosmo.
25. Os Devirches são integrantes de uma seita islâmica cuja dança em rodopios contínuos culmina com um transe hipnótico, num ritual de entrega cujo objetivo é o êxtase. Em geral, eles defendem a mente aberta e a arte. Usam uma camisa branca (que representa uma mortalha) com um casaco por cima. Tirar o casaco durante o ritual é nascer para a verdade. Dançam em torno do próprio eixo para se sentirem no olho de um furacão, o lugar sossegado em meio à tormenta, e assim se conectam com Deus, que está dentro de todos.
26/27. Quais são os dizeres que são mostrados durante a cena em que um pé esmaga as uvas? Bem, primeiro que para os cristãos a uva simboliza a alegria de viver, a grande dádiva divina, e a fecundidade da fé cristã. E da uva, pisada por pés humanos na tradição antiga, vem o vinho, símbolo do sangue de Jesus. As palavras em árabe escritas no chão, traduzidas, ficam: "E tudo que você aprendeu até hoje, tente esquecer. Jamais explicarei novamente."
28/29. Alga e rocha também fazem parte dos símbolos destacados no videoclipe, em algumas culturas, a rocha representa o ventre, o lugar onde a vida se origina. Na Bíblia, a rocha é constantemente citada como uma referência a Deus e a Cristo e o seu poder. No Antigo Testamento, ela representa a força, a proteção, o refúgio e a salvação do povo por parte do Criador. No Novo Testamento, Cristo é a pedra fundamental de tudo, é a rocha de onde flui o espírito da vida. Já a alga é o verde que brota por entre as pedras sob a água, é a vida nascendo e se impondo. Uma determinada cena de Bedtime story reúne água, rocha e alga:
30. O último comentário sobre o vídeo clipe é sobre o círculo, símbolo universal da eternidade, por não ter começo nem fim.
Revisado de Minsane.
- x - O single de Bedtime Story foi produzido por Nelle Hooper e Madonna. Foi lançado em fevereiro de 1995, ficou em 42º lugar na Hot 100 da Billboard, por 7 semanas.
O single inglês especial vem com a versão do álbum de Bedtime Story; as versões Junior's Sound Factory Mix, Junior's Sound Factory Dub, Junior's Wet Dream Mix, Junior's Wet Dream Dub; além da versão Orbital Mix; e a versão do álbum da música Survival. Além das músicas combinadas, este single extremamente raro traz um "storybook" com pinturas em aquarela. Bedtime Story também ganhou uma versão single remix, que leva a canção em 11 remixes, além da original.
Quer fazer download? Dá uma olhada nesse link.
Valeu!
2 comentários:
Amei o post! Sem palavras!
Me mostrou muita coisa que eu não percebi!
Continue assim! Parabéns!
=*********
Muito bom... realmente é o melhor clipe de Madonna, me fez lembrar muito Bjork.
Postar um comentário